wiki:WikiStart

Version 42 (modified by edney, 9 years ago) (diff)

--

Bem Vindo ao Processo Prognus de Desenvolvimento de software!

Institucionalização de um processo de criação de software

Empresa Open Source preocupada com a qualidade de software

Se destacar frente as outras empresas na região

O processo Prognus de Desenvolvimento de Software está dividido em três fases, sendo:

  • Planejamento: o objetivo desta etapa é planejar o que será desenvolvido dentro do ciclo de 6 meses. Esta etapa considera as demandas registradas, o seu nível de detalhamento e entendimento, suas prioridades e suas estimativas de tamanho para então selecionar um conjunto de demandas que irão compor o escopo do ciclo. Esforços, custos, equipe e cronograma são definidos na sequência para que, então, riscos e viabilidade do projeto sejam avaliados. Por fim, o conjunto destes artefatos são agregados compondo o Plano de Projeto, documento que consolida esta etapa do projeto.
  • Execução: Aqui o escopo do ciclo de desenvolvimento é construído. Esta fase está dividida em três etapa, a especificação, a construção e o teste interno. Na especificação, as demandas selecionadas são modeladas conforme a arquitetura do Expresso Livre, bem como, os testes necessários de cada demanda são definidos. Na construção, o código necessário para implementar a demanda é desenvolvido. Na última etapa, os testes internos são realizados conforme especificados e possíveis os erros encontrados são corrigidos.
  • Lançamento: Esta é a ultima fase do ciclo e uma das mais importantes, já que os as demandas desenvolvidas são colocadas para testes pela comunidade. Esta fase, também, está dividida em três etapas, o teste alfa, o teste beta e o release candidate. O teste alfa indica que todas as demandas foram implementadas e testadas internamente, mas que ainda não estão estáveis suficientemente. O objetivo é aumentar a quantidade de pessoas utilizando a ferramenta para que a maior quantidade de erros possíveis sejam encontradas e corrigidas. Nesta etapa é feita a localização das demandas implementadas para os idiomas suportados (atualmente português e espanhol). Em seguida, começa o teste beta, que indica que todas as demandas forma desenvolvidas e todos os erros óbvios foram encontrados. No entanto, mais tempo e mais pessoas usando são necessários para encontrar e corrigir os erros menos óbvios. Por fim, o release candidate indica que as demandas estão prontas para serem utilizadas amplamente.

Além do processo principal, fazem parte do processo Prognus de Desenvolvimento de Software outros três processos:

  • Aquisição: nesta etapa as demandas serão declaradas, registradas no banco de demandas da empresa para então serem entendidas, estimadas e priorizadas. O registro é necessário para que a demanda seja reconhecida dentro da empresa e o entendimento possa remover qualquer dúvida em relação ao que precisa ser feito para atender a demanda. Em seguida um analista de sistemas divide a demanda em diferentes requisitos incluindo funcionalidade, usabilidade, interoperabilidade e outros com o objetivo de entender o alcance e o impacto de cada alteração. Então, uma estimativa de tamanho é feita utilizando um método de estimativas de pontos de função, especificamente definido para projetos de evolução do Expresso Livre. A última atividade é a priorização das demandas que definirão a ordem em que serão desenvolvidas e em qual ciclo do desenvolvimento serão contempladas.
  • Monitoramento, Controle de Mudança e Garantia da Qualidade: Estas são atividades executadas durante todo o ciclo de desenvolvimento. Elas têm o objetivo de acompanhar a evolução do projeto conforme o planejado e detectar eventuais mudanças que possam interferir no escopo e, consequentemente no cronograma. A garantia da qualidade, em específico, tem o objetivo de verificar se o processo está sendo executado como especificado e se o produto de trabalho está sendo produzido conforme os requisitos levantados. Além disso, em cada mudança de fase e de etapa acontece uma reunião de acompanhamento para avaliar a aderência do projeto e sua viabilidade técnica e econômica.

Processo Prognus

Partes do Processo: