wiki:Processo/Principal/Planejamento/IdentificarAvaliarRiscosViabilidade
Last modified 9 years ago Last modified on 07/02/10 17:29:53

Descrição da Atividade Identificar e Avaliar Riscos e Viabilidade

Objetivo

Esta atividade tem o objetivo de obter os riscos e a viabilidade de se executar o projeto. É uma atividade decisiva para a continuidade ou não do projeto.

Responsável

Gerente de Projeto (definição, papel).

Participantes

Comitê Interno do Produto (definição, papel).

Entrada

  • Plano de Projeto
  • Cronograma de Execução
  • Planilha Organizacional de Alocação de Recursos

Saída

  • Ata de Reunião de Viabilidade do Projeto (modelo).

Descrição

Nesta atividade o Gerente de Projeto e o Comitê Interno do Produto devem identificar os riscos e obter a viabilidade do projeto, através da reunião de viabilidade do projeto.

O Gerente de Projeto deve comunicar a todos os integrantes do Comitê Interno do Produto sobre a realização da reunião. Após a comunicação, o Gerente de Projeto deve aguardar a confirmação dos integrantes, garantindo que todos tomaram conhecimento.

Na reunião, primeiramente os membros do Comitê identificam os riscos através da análise do Plano de Projeto e do Cronograma de Execução, definidos na atividade anterior (Definir Plano de Projeto). Os riscos detectados devem ir sendo listados na ata de reunião.

Em relação à viabilidade do projeto, os membros do Comitê Interno do Produto devem analisar o escopo do projeto e se existem recursos suficientes para que o projeto possa ser executado, com base no custo e orçamento do projeto calculados. Também verificam a disponibilidade de alocação de recursos para o projeto, por meio da Planilha Organizacional de Alocação de Recursos, e capacidade técnica para execução do projeto. Desta reunião, deve ser gerada a Ata de Reunião de Viabilidade do Projeto, que lista os riscos identificados e descreve a viabilidade do projeto. Caso o projeto não seja considerado viável, o Gerente de Projeto deve conduzir, após a reunião, o projeto para uma nova seleção de demandas (atividade Selecionar Demandas), reiniciando o processo. Caso o projeto seja viável, os riscos e a viabilidade obtidos nesta atividade complementarão o Plano de Projeto na próxima atividade (Elaborar/Atualizar Plano de Projeto).

Ferramentas, Guias e Modelos

Ferramentas

Não aplicável para esta atividade.

Guias

Não aplicável para esta atividade.

Modelos

Esta atividade utiliza os seguintes modelos de artefatos:

  • Ata de Reunião de Viabilidade do Projeto (modelo).

Fluxo de Tarefas

  • Comunicar o Comitê Interno do Produto sobre a realização da reunião de viabilidade do projeto, Gerente de Projeto;
  • Receber a confirmaçao do Comitê Interno do Produto para participação na reunião, Gerente de Projeto;
  • Obter os documentos Plano de Projeto, Cronograma de Execução e a Planilha Organizacional de Alocação de Recursos, Gerente de Projeto;
  • Realizar a reunião de viabilidade do projeto, identificando o riscos e obtendo a viabilidade de execução do projeto e gerar a ata de reunião da mesma, Gerente de Projeto e Comitê Interno do Produto;
  • Caso não seja viável, conduzir o projeto para uma nova seleção de demandas na atividade Selecionar Demandas.