wiki:Processo/Principal/Planejamento/DefinirPlanoProjetoInicial
Last modified 9 years ago Last modified on 10/20/10 11:01:51

Descrição da Atividade Definir Plano de Projeto

Objetivo

Esta atividade tem o objetivo de gerar o documento Plano de Projeto, o qual reúne os principais artefatos da Fase de Gerenciamento e é base para a Execução do projeto.

Responsável

Gerente de Projeto.

Participantes

Nenhum.

Entrada

  • Ata de Reunião de Seleção das Demandas
  • Declaração Formal de Demanda das demandas selecionadas para o projeto (Estimativa de Tamanho da Demanda, Requisitos Funcionais)
  • Valor da Hora da empresa

Saída

  • Plano de Projeto (Objetivo, Ciclo de Vida, Equipe, Ambiente de Trabalho, Recursos Materiais, Estimativa de Esforço do Projeto, Estimativa de Custo do Projeto, Orçamento)
  • Cronograma de Execução

Descrição

Esta atividade produz as primeiras seções do Plano de Projeto e gera o Cronograma de Execução.

O Plano de Projeto é gerado tendo como base o Escopo do Produto, definido na Ata de Reunião de Seleção das Demandas. O Escopo do Produto é formado pelas DFD's selecionadas para o projeto, incluindo seus Requisitos Funcionais, o entendimento dos mesmos e as estimativas de tamanho de cada demanda. A partir do Escopo do Produto, o Gerente de Projeto deve descrever os objetivos do projeto em relação ao produto a ser gerado na seção "Introdução" e listar as demandas selecionadas (Escopo do Produto) na seção "Declaração do Escopo" do Plano de Projeto.

Na seção "Ciclo de Vida do Projeto" do plano, deve ser definido o Ciclo de Vida do projeto, o qual faz referência ao Ciclo de Vida padrão da empresa. O Ciclo de Vida padrão é dividido em três fases: Gerenciamento, Execução e Lançamento; e estabelece uma distribuição do esforço entre estas fases, onde o Gerente de Projeto deve aplicar esta proporção sobre a Estimativa de Esforço de Projeto obtida. O Ciclo de Vida está definido na seção Ciclo de Vida do Guia de Execução do Processo.

Na seção "Premissas", o Gerente de Projeto deve identificar e relacionar as premissas que irão permear o projeto. As premissas são fatores que devem ser considerados verdadeiros para fins de planejamento. Em geral, as premissas oferecem um grau de risco se não forem atendidas e influenciam todos os aspectos do planejamento de um projeto. Na seção "Restrições e limitações" o Gerente de Projeto deve identificar e relacionar as restrições que irão permear o projeto. As restrições são os fatores que afetam diretamente o desempenho do projeto e a maneira com que as atividades serão executadas. As restrições podem determinar, por exemplo, as ferramentas e formas de se executar tarefas.

Na seção "Entregáveis" devem ser listados os entregáveis do projeto. O Gerente de Projeto deve referenciar a tabela de entregáveis padrão, definida no Guia de Execução do Processo, na seção "Ciclo de Vida" (consultar) e, caso sejam necessárias alterações e peculiaridades na tabela de entregáveis que divirjam da tabela de entregáveis padrão, estas devem ser relacionadas também.

Na seção "Plano da Gerência de Dados" é realizado o planejamento das informações relativas ao armazenamento do código e documentos gerados, permissões de acesso dos entregáveis para cada papel envolvido e as políticas de backup e restore relacionadas ao projeto.

O Gerente de Projeto também deve realizar as estimativas de Esforço e Custo do Projeto, na seção "Orçamento". Para a realização da Estimativa de Custo do Projeto, o Gerente de Projeto tem como base o Valor da Hora da empresa. O Gerente de Projeto tem acesso apenas a este índice, que está disponível na seção Estimativas do Projeto do Guia de Execução do Processo. O Valor da Hora da empresa é originado da Planilha de Orçamento da empresa, que é restrita apenas à Alta Gerência. O Gerente de Projeto deve acessar os tickets registrados no Banco de Demandas das demadas selecionadas e atualizar a informação da estimativa de esforço associada à cada demanda selecionada. Para tal, o Gerente de Projeto preenche o campo "Estimated Hours" do ticket e atualiza o ticket de cada demanda. A metodologia para as Estimativas de Esforço e Custo do Projeto é obtida através da seção Estimativas do Projeto, do Guia de Execução do Processo.

A equipe necessária deve ser alocada na subseção "Matriz de Responsabilidades" da seção "Plano de Alocação de Recursos Humanos", baseado na estimativa de Esforço do Projeto. A equipe necessária se extende também a integrantes responsáveis por eventuais mudanças no projeto e stakeholders externos à equipe do projeto. O ambiente de trabalho e os recursos materiais necessários para a execução do projeto definidos na seção "Plano de Alocação de Recursos Materiais". A alocação de equipe, recursos materiais necessários e a definição do ambiente de trabalho é realizada conforme explicado na seção Alocação de Recursos, do Guia de Execução do Processo.

Na seção "Orçamento" do plano, o Gerente de Projeto deve descrever o Orçamento do projeto, com base na Estimativa de Custo do Projeto e nas aquisições necessárias que foram identificadas.

O Cronograma de Execução é elaborado pelo Gerente de Projeto a partir de um template de Cronograma de Execução, utilizando a Ferramenta para Gerência de Projeto - Trac. O Cronograma deve ser definindo em função do Ciclo de Vida do projeto, no prazo de execução do projeto e nos marcos existentes no Plano de Projeto, e contempla todas as atividades esperadas do Ciclo de Vida. Detalhes para acesso e manipulação da Ferramenta de Gerência de Projeto - Trac, devem ser consultados na seção Cronograma de Execução do Guia de Execução do Processo (consultar guia).

Uma vez definido o Cronograma de Execução, devem ser atualizadas algumas datas referenciadas ao longo do projeto. No Plano de Projeto, na seção inicial "Título do Projeto" são inseridas as datas de cada lançamento das demandas. No Ambiente Inicial de Projeto (modelo), devem ser inseridas as datas de início e fim do projeto. A data de término do projeto deve ser inserida no milestone do projeto referido na Ferramenta para Gerência de Projeto - Trac (acesso na seção "Roadmap" -> milestone do projeto -> "Edit milestone" -> campo "Due").

Ferramentas e Guias

Esta atividade utiliza a Ferramenta para Gerência de Projeto - Trac e os seguintes guias:

Modelos

Esta atividade utiliza os seguintes modelos de artefatos:

Fluxo de Tarefas

  • Consultar as DFD's das demandas selecionadas para o projeto, Gerente de Projeto;
  • Descrever o Objetivo do projeto, Gerente de Projeto;
  • Descrever o Escopo do Produto, Gerente de Projeto;
  • Definir o Ciclo de Vida do projeto, Gerente de Projeto;
  • Listar as Premissas, Restrições e limitações e os Entregáveis do projeto, Gerente de Projeto;
  • Realizar o planejamento das informações relevantes do projeto, na seção Gerência de Dados, Gerente de Projeto;
  • Realizar a Estimativa de Esforço do Projeto, Gerente de Projeto;
  • Consultar os tickets das DFD's registradas no Banco de Demandas que foram selecionadas para o projeto, Gerente de Projeto;
  • Atualizar cada ticket de DFD registrada no Banco de Demandas com as respectivas estimativas de esforço, Gerente de Projeto;
  • Definir a Estimativa de Custo do Projeto, Gerente de Projeto;
  • Alocar a equipe e os responsáveis pelas atividades envolvidas, beseando-se nas competências de cada membro da equipe, Gerente de Projeto;
  • Definir os recursos materiais e as aquisições necessárias para o projeto, Gerente de Projeto;
  • Definir o Orçamento do projeto, Gerente de Projeto;
  • Definir, em um artefato separado, o Cronograma de Execução do projeto, Gerente de Projeto;
  • Atualizar as datas de início e fim do projeto, Gerente de Projeto.