wiki:Processo/Principal/Execucao/DeclararMarcos
Last modified 9 years ago Last modified on 10/20/10 11:36:15

Descrição da Atividade Declarar marcos

Objetivo

Esta atividade tem o objetivo de declarar os marcos da fase de Execução, confirmando se de fato foram produzidos os resultados esperados para esta fase.

Responsável

Comitê Interno do Produto (definição).

Participantes

  • Gerente de Projeto (papel?).
  • Alta Gerência.

Entrada

Saída

Descrição

Ao final da fase de Execução, novos marcos do projeto devem ser declarados. Esta atividade consiste na revisão destes marcos entre o Comitê Interno do Produto e o Gerente de Projeto na Reunião de Marco, através da execução do Checklist de Marco (modelo) para a fase de Execução (consultar fase).

O checklist monitora o andamento do projeto, verificando se foram produzidos os resultados esperados para esta fase, de acordo com o planejado. É verificando possíveis desvios de projeto em relação ao escopo, orçamento e recursos, acompanhamento do cronograma e verificação da viabilidade do projeto. O Gerente de Projeto deve executar o checklist consultando o Comitê Interno do Produto quando necessário. As não conformidades detectadas devem ser transcritas para a Ata de Reunião de Marco. Durante a Reunião de Marco, a viabilidade de continuidade do projeto também deve ser questionada com o Comitê Interno do Produto, de acordo com o acompanhamento do projeto realizado pelo Gerente de Projeto (registrado nas Atas de Reunião de Acompanhamento).

Eventuais necessidades de mudança também devem ser identificadas e registradas nesta reunião. As mudanças podem se originar tanto da Equipe Técnica, tendo aval e aprovação do Comitê Interno do Produto, quanto do próprio comitê, onde, através dos Representantes do Cliente e Comunidade, podem ser registradas até mudanças nos requisitos.

A Alta Gerência pode participar da reunião, envolvendo-se no acompanhamento da execução do projeto e na avaliação do processo, principalmente verificando os itens do Checklist de Marco que se referem ao monitoramento do processo. A avaliação do processo inclui também a identificação de pontos fracos do processo e melhorias no que diz respeito às disciplinas de Gerência de Requisitos e Gerência de Projetos. Caso a Alta Gerência não participe desta reunião, ela deve ser informada pelo Gerente de Projeto da avaliação do processo.

A Ata de Reunião de Marco (modelo) deve conter portanto as não conformidades do Checklist de Marco, caso sejam detectados, e o parecer da análise da viabilidade do projeto. Se foram identificadas mudanças, as mudanças devem ocorrer seguindo o Processo de Mudança (consultar fase).

Ferramentas, Guias e Modelos

Ferramentas

Não aplicável para esta atividade.

Guias

Não aplicável para esta atividade.

Modelos

Esta atividade utiliza os seguintes modelos de artefatos:

  • Ata de Reunião de Marco (modelo)
  • Checklist de Marco (modelo)

Fluxo de Tarefas

  • Comunicar o Comitê Interno do Produto e sobre a realização da reunião de marco, Gerente de Projeto;
  • Receber confirmação de todos os integrantes do Comitê Interno do Produto para participação na reunião de marco, Gerente de Projeto;
  • Realizar a Reunião de Marco, executando o Checklist de Marco e revendo a viabilidade do projeto, Comitê Interno do Produto e Gerente de Projeto;
  • Registrar as não conformidades e o parecer sobre a viabilidade do projeto na Ata de Reunião de Marco, Gerente de Projeto.