wiki:Processo/Aquisicao/RevisarDemanda
Last modified 9 years ago Last modified on 10/16/10 11:44:23

Descrição da Atividade Revisar Demanda

Objetivo

Esta atividade tem o objetivo de garantir que o detalhamento da demanda esteja coerente, descrito de forma clara e objetiva, facilitando o entendimento da demanda.

Responsável

Analista de Sistemas.

Participantes

Comitê Interno do Produto.

Entrada

Saída

  • Checklist de Revisão da Demanda preenchido.

Descrição

Nesta atividade, o detalhamento da demanda é revisado através do Checklist de Revisão da Demanda (definição, consultar checklist), garantindo o completo entendimento e exatamente o que deve ser implementado para que a demanda seja atendida, de forma objetiva, concisa e sem ambiguidades.

Na Declaração Formal de Demanda existe um link pré-definido, referenciando o checklist a ser criado, na seção "Revisão da Demanda". O Analista de Sistemas deve atualizar este link, de acordo com as instruções de preenchimento contidas na Declaração Formal de Demanda (consultar) e criar a página do checklist, acessando o modelo de Checklist de Revisão da Demanda (consultar) a partir do link pré-definido. O Analista de Sistemas deve executar o checklist, e, caso sejam detectadas inconsistências nos requisitos, estas devem ser indicadas no checklist. O Analista de Sistemas que realizou o detalhamento deve ser notificado das inconsistências, que deve corrigí-las na atividade "Detalhar demanda" (consultar atividade).

Para manter o histórico das revisões, à cada nova revisão da demanda, após o detalhamento, deve ser criada uma nova instância do Checklist de Revisão da Demanda na seção "Revisão da Demanda" da DFD, mantendo os checklists das revisões anteriores.

O Analista de Sistemas deve acessar o ticket da DFD revisada e atualizar o campo "Estado da Aquisição", selecionar a opção "Revisada" e clicar em "Submit Changes". Esta atualização garante que as DFD's sigam o workflow do processo e que possibilite uma melhor acompanhamento do estado das mesmas.

O Analista de Sistemas que executou a atividade Detalhar Demanda não deve ser o mesmo que executa esta atividade.

Ainda como parte da revisão da demanda, os membros do Comitê Interno do Produto devem validar o detalhamento, o próprio Checklist de Revisão da Demanda e o entendimento da demanda atestando que a demanda esteja de acordo com o que foi requisitado pelo fornecedor de requisitos, através do Representante do Cliente ou do Representante da Comunidade. Esta validação é realizada externo ao Checklist de Revisão da Demanda, ainda na seção "Revisão da Demanda", na área identificada "Conformidade pelo Comitê Interno" no modelo de Declaração Formal de Demanda. Esta validação é condicional ao estado do Checklist de Revisão da Demanda, ou seja, a validação da DFD só será executada caso o Checklist de Revisão da Demanda esteja totalmente sem inconformidades detectadas.

Ferramentas, Guias e Modelos

Ferramentas

Não aplicável para esta atividade.

Guias

Não aplicável para esta atividade.

Modelos

Esta atividade utiliza os seguintes modelos de artefatos:

  • Checklist de Revisão da Demanda (modelo).

Fluxo de Tarefas

Passo a passo da atividade:

  • Consultar a Declaração Formal de Demanda, Analista de Sistemas;
  • Atualizar e ativar o link do checklist, na seção "Revisão da Demanda" da Declaração Formal de Demanda, Analista de Sistemas;
  • Acessar o modelo de Checklist de Revisão da Demanda e copiar o conteúdo para a página do modelo para a página do checklist, Analista de Sistemas;
  • Revisar a Declarção Formal de Demanda utilizando o Checklist de Revisão da Demanda, Analista de Sistemas;
  • Caso sejam detactadas inconsistências em alguns dos itens do checklist, indicar logo abaixo do item a inconsistência detectada, Analista de Sistemas;
  • Acessar o ticket registrado no Banco de Demadas da DFD revisada nesta atividade e atualizar o status da mesma, no campo "Estado da Aquisição", para o valor "Revisada", Analista de Sistemas.
  • Encaminhar o checklist para o Analista de Sistemas que detalhou a demanda, para que sejam realizadas as correções necessárias, de acordo com os itens do Checklist de Revisão da Demanda que não foram atendidos, Analista de Sistemas;
  • Validar o detalhamento da demanda, atestando a conformidade do detalhamento da demanda com os requisitos apresentados pelos interessados, Comitê Interno do Produto.