wiki:Processo/Aquisicao/PlanejarMonitorarAquisicao
Last modified 9 years ago Last modified on 08/16/10 12:18:58

Descrição da Atividade Planejar/Monitorar o Processo de Aquisição

Objetivo

Nesta atividade é realizado o planejamento necessário para execução das atividades do Processo de Aquisição e o monitoramento do processo.

Responsável

Responsável pelo Processo de Aquisição (definição).

Participantes

Nenhum.

Entrada

  • DFD's registradas no Banco de Demandas não planejadas (consultar).
  • Matriz de Alocação de Recursos.

Saída

  • DFD's planejadas e com previsão de monitoramento para a aquisição.

Descrição

Mensalmente, para cada Analista de Sistemas disponível, deve ser realizada a distribuição do trabalho para a Aquisição das DFD's, de acordo com a disponibilidade dos mesmos. Se, em um determinado mês não houver possibilidades de alocação dos analistas disponíveis, em decorrência de aquisições anteriores não finalizadas, o Responsável pelo Processo de Aquisição deve planejar a aquisição somente para as semanas em que haja disponibilidade de esforço dos analistas.

Para cada Analista de Sistemas alocado, deve ser criado um Ticket de Aquisição de Demandas (da Ferramenta para Gerência de Projeto - Trac) que irá relacionar e monitorar as atividades de aquisição das demandas que foram definidas para o mesmo realizar. Além do Analista de Sistemas responsável pelo detalhamento e pela estimativa da mesma, deve ser alocado um Analista de Sistemas que especificamente revise a DFD, uma vez que a revisão da demanda não deve ser executada pelo mesmo analista que a especificou. Para informações dos tickets, consultar a seção Aquisição do Guia de Execução do Processo (consultar).

O Responsável pelo Processo de Aquisição deve acessar os tickets de todas as DFD's planejadas e para cada uma, atualizar o campo "Estado da Aquisição", selecionar a opção "Planejada" e clicar em "Submit Changes". Esta atualização garante que as DFD's sigam o workflow do processo e que possibilite uma melhor acompanhamento do estado das mesmas. Também deve criar um Ticket de Monitoramento da Aquisição (da Ferramenta para Gerência de Projeto - Trac) atribuído a ele mesmo. O propósito deste ticket é registrar os momentos em que o responsável acompanha a execução e o andamento das atividades do Processo de Aquisição. O acompanhamento do processo é realizado verificando a evolução dos comentários nos tickets que são registrados pelos Analistas, na Ferramenta de Gerência - Trac. O Responsável pelo Processo de Aquisição deve manter os interessados no Processo de Aquisição a par do andamento das atividades, sempre que uma atividade do processo for concluída. As informações de criação e do monitoramento por meio do ticket estão disponíveis na seção Processo de Aquisição do Guia de Execução do Processo (consultar).

Após a revisão da demanda, na atividade "Revisar Demanda" (consultar atividade), o Responsável pelo Processo de Aquisição notifica o Comitê Interno do Produto que irá, então, priorizar a demanda, conforme descrição da atividade "Definir Prioridade da Demanda" (consultar atividade). Em seguida, ele informa o Analista de Sistemas, responsável pelo detalhamento, que a demanda deve ser estimada, conforme a atividade "Estimar Tamanho" (consultar atividade).

Ferramentas, Guias e Modelos

Ferramentas

Esta atividade utiliza as seguintes ferramentas:

  • Ferramenta para Gerência de Projeto - Trac (definição).

Guias

Esta atividade utiliza os seguintes guias:

  • Guia de Execução do Processo - Processo de Aquisição (consultar guia).

Modelos

Não aplicável para esta atividade.

Fluxo de Tarefas

  • Acessar a Matriz de Alocação de Recursos, Responsável pelo Processo de Aquisição;
  • Mensalmente alocar os Analistas de Sistemas que executarão as atividades do Processo de Aquisição das DFD's nao planejadas disponíveis no Banco de Demandas, Responsável pelo Processo de Aquisição;
  • Acessar os tickets das DFD's planejadas nesta atividade e atualizar o status das mesmas, no campo "Estado da Aquisição", para o valor "Planejada", Responsável pelo Progesso de Aquisição;
  • Criar Ticket de Monitoramento, Responsável pelo Processo de Aquisição;
  • Criar Ticket de Aquisição para cada Analista de Sistemas, Responsável pelo Processo de Aquisição;
  • Monitorar a aquisição por meio do Ticket de Monitoramento, Responsável pelo Processo de Aquisição.