wiki:Processo/Aquisicao/DetalharDemanda
Last modified 8 years ago Last modified on 01/07/12 11:02:54

Descrição da Atividade Detalhar Demanda

Objetivo

Esta atividade realiza o detalhamento da demanda, extraindo os Requisitos (definição) da mesma, necessários para realizar principalmente a estimativa de tamanho e priorização da demanda.

Responsável

Analista de Sistemas (definição).

Participantes

Representante do Cliente ou Representante da Comunidade.

Entrada

  • Ticket registrado da Declaração Preliminar de Demanda.

Saída

  • Seções "Definição da demanda" e "Descrição dos requisitos" da Declaração Formal de Demanda

Descrição

Nesta atividade ocorre o entendimento da demanda obtida. O entendimento inclui o levantamento e detalhamento dos Requisitos. Estas tarefas são necessárias para a priorização e realização da estimativa de tamanho da demanda.

O Analista de Sistemas deve extrair os dados da Declaração Preliminar de Demanda e inserí-los na seção "Definição da demanda" da Declaração Formal de Demanda, que contém a descrição da demanda, objetivos e os requisitos de negocio da demanda. As informações da Declaração Preliminar de Demanda devem ser suficientes para atender a seção "Definição da demanda" da Declaração Formal de Demanda, porém, faz parte do detalhamento a validação do detalhamento da demanda pelo Analista de Sistemas do detalhamento o Fornecedor de Requisitos da demanda (Representante do Cliente ou Representante da Comunidade). O Analista de sistemas deve extrair os Requisitos, descrevê-los e detalhá-los na seção "Descrição dos requisitos" da Declaração Formal de Demanda. Para cada Requisito obtido, caso haja outro Requisito relacionado ou derivado, deve ser feita a correspondência (rastreabilidade) entre eles, indicando o relacionamento entre eles. Esta correspondência ocorre na citação do requisito relacionado, ao final da descrição do requisito principal.

Nesta atividade ocorre o início da rastreabilidade, onde é estabelecida uma relação entre as necessidades (demanda) do Fornecedor de Requisitos (definição), os requisitos de negócio recém descritos na seção "Definição da Demanda" e os Requisitos funcionais e não funcionais recém detalhados na seção "Descrição dos requisitos" da Declaração Formal de Demanda.

O Analista de Sistemas deve acessar o ticket da DFD detalhada e atualizar o campo "Estado da Aquisição", selecionar a opção "Detalhada" e clicar em "Submit Changes". Esta atualização garante que as DFD's sigam o workflow do processo e que possibilite uma melhor acompanhamento do estado das mesmas.

Ferramentas, Guias e Modelos

Ferramentas

Não aplicável para esta atividade.

Guias

Não aplicável para esta atividade.

Modelos

Esta atividade utiliza os seguintes modelos de artefatos:

  • Declaração Formal de Demanda (modelo).

Fluxo de Tarefas

Passo a passo da atividade:

  • Extrair informações sobre a definição do problema com o Fornecedor de Requisitos, Analista de Sistemas;
  • Descrever as informações obtidas do problema na seção "Definição do Problema", localizada na Declaração Formal de Demanda, Analista de Sistemas;
  • Extrair os Requisitos Funcionais, obtendo o entendimento do problema e realizando interação com o Fornecedor de Requisitos (definição), Analista de Sistemas;
  • Descrever os Requisitos Funcionais da demanda na seção "Descrição dos Requisitos", localizada na Declaração Formal de Demanda, Analista de Sistemas;
  • Registrar a Declaração Formal de Demanda no Banco de Demandas, Analista de Sistemas,
  • Acessar o ticket registrado no Banco de Demadas da DFD detalhada nesta atividade e atualizar o status da mesma, no campo "Estado da Aquisição", para o valor "Detalhada", Analista de Sistemas.